Princípios do sistema comercial.
Os acordos da OMC são longos e complexos porque são textos legais que cobrem uma ampla gama de atividades. Eles lidam com: agricultura, têxteis e vestuário, bancos, telecomunicações, compras governamentais, padrões industriais e segurança de produtos, regulamentos de saneamento de alimentos, propriedade intelectual e muito mais. Mas uma série de princípios simples e fundamentais são executados em todos esses documentos. Esses princípios são a base do sistema multilateral de comércio.
Um olhar mais atento sobre esses princípios:
Mais informações introdutórias.
Comércio sem discriminação.
1. Nação mais favorecida (MFN): tratar outras pessoas de forma igual nos termos dos acordos da OMC, os países não podem normalmente discriminar entre os seus parceiros comerciais. Conceda a alguém um favor especial (como uma taxa de direito aduaneiro mais baixo para um de seus produtos) e você deve fazer o mesmo para todos os outros membros da OMC.
Este princípio é conhecido como tratamento de nação mais favorecida (NMF) (ver caixa). É tão importante que seja o primeiro artigo do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), que rege o comércio de mercadorias. A NMF também é uma prioridade no Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (AGCS) (Artigo 2) e no Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados com o Comércio (TRIPS) (Artigo 4), embora em cada acordo o princípio seja tratado de forma ligeiramente diferente . Juntos, esses três acordos abrangem as três principais áreas de comércio tratadas pela OMC.
Algumas exceções são permitidas. Por exemplo, os países podem estabelecer um acordo de comércio livre que se aplica apenas a bens comercializados dentro do grupo - discriminando produtos de fora. Ou podem oferecer aos países em desenvolvimento um acesso especial aos seus mercados. Ou um país pode criar barreiras contra produtos que são considerados negociados de forma injusta em países específicos. E em serviços, os países podem, em circunstâncias limitadas, discriminar. Mas os acordos só permitem essas exceções em condições estritas. Em geral, a NMF significa que cada vez que um país abaixa uma barreira comercial ou abre um mercado, tem que fazê-lo pelos mesmos produtos ou serviços de todos os seus parceiros comerciais - seja rico ou pobre, fraco ou forte.
2. Tratamento nacional: o tratamento de estrangeiros e locais de origem. Os bens importados e produzidos localmente devem ser tratados de forma igualitária - pelo menos depois que os bens estrangeiros entraram no mercado. O mesmo deve ser aplicado aos serviços estrangeiros e domésticos, e a marcas comerciais, direitos autorais e patentes estrangeiras e locais. Este princípio do "tratamento nacional" (dando aos outros o mesmo tratamento que os próprios nacionais) também é encontrado em todos os três principais acordos da OMC (artigo 3º do GATT, artigo 17 do AGCS e artigo 3º do TRIPS), embora mais uma vez o princípio é manuseado de forma ligeiramente diferente em cada um desses.
O tratamento nacional só se aplica quando um produto, serviço ou item de propriedade intelectual entrou no mercado. Por conseguinte, a cobrança de direitos aduaneiros sobre uma importação não constitui uma violação do tratamento nacional, mesmo que os produtos produzidos localmente não cobram um imposto equivalente.
Comércio mais livre: gradualmente, através da negociação.
Reduzir as barreiras comerciais é um dos meios mais óbvios de encorajar o comércio. As barreiras em questão incluem direitos aduaneiros (ou tarifas) e medidas como proibições de importação ou cotas que restringem as quantidades seletivamente. De tempos em tempos, outras questões, como a burocracia e as políticas cambiais, também foram discutidas.
Desde a criação do GATT em 1947-48, houve oito rodadas de negociações comerciais. Uma nona rodada, no âmbito da Agenda de Desenvolvimento de Doha, está em andamento. No início, estes focaram na redução de tarifas (direitos aduaneiros) em bens importados. Como resultado das negociações, em meados da década de 1990, as taxas arancelarias dos países industrializados sobre os bens industriais caíram de forma constante para menos de 4%.
Mas, na década de 1980, as negociações se expandiram para cobrir barreiras não tarifárias sobre os bens e para as novas áreas, como serviços e propriedade intelectual.
Abertura de mercados pode ser benéfica, mas também requer ajuste. Os acordos da OMC permitem que os países introduzam mudanças gradualmente, através de "liberalização progressiva". Os países em desenvolvimento geralmente são mais demorados para cumprir suas obrigações.
Previsibilidade: através da vinculação e transparência.
Às vezes, prometer não criar uma barreira comercial pode ser tão importante como uma redução, uma vez que a promessa dá às empresas uma visão mais clara das suas oportunidades futuras. Com estabilidade e previsibilidade, o investimento é incentivado, são criados empregos e os consumidores podem aproveitar plenamente os benefícios da concorrência - escolha e preços mais baixos. O sistema multilateral de comércio é uma tentativa dos governos de tornar o ambiente empresarial estável e previsível.
A Rodada Uruguai aumentou as ligações.
Percentagens de tarifas vinculadas antes e depois das conversas de 1986-94.
(Estas são linhas tarifárias, portanto as percentagens não são ponderadas de acordo com o volume ou valor comercial)
Na OMC, quando os países concordam em abrir seus mercados para bens ou serviços, eles "vinculam" seus compromissos. Para os bens, estas ligações equivalem a limites máximos das tarifas aduaneiras. Às vezes, os países importam as importações a taxas inferiores às taxas consolidadas. Freqüentemente, esse é o caso nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, as taxas realmente cobradas e as taxas consolidadas tendem a ser as mesmas.
Um país pode mudar suas ligações, mas apenas depois de negociar com seus parceiros comerciais, o que poderia significar compensá-los pela perda de comércio. Uma das conquistas das negociações comerciais multilaterais do Uruguay Round foi aumentar o volume de negócios sob compromissos vinculativos (ver tabela). Na agricultura, 100% dos produtos agora possuem tarifas consolidadas. O resultado de tudo isso: um grau substancialmente maior de segurança do mercado para comerciantes e investidores.
O sistema também tenta melhorar a previsibilidade e a estabilidade de outras formas. Uma maneira é desencorajar o uso de cotas e outras medidas usadas para estabelecer limites sobre as quantidades de importações - a administração de cotas pode levar a mais burocracia e acusações de jogo injusto. Outro é tornar as regras comerciais dos países tão claras e públicas ("transparentes") quanto possível. Muitos acordos da OMC exigem que os governos divulguem suas políticas e práticas publicamente no país ou notificando a OMC. A vigilância regular das políticas comerciais nacionais através do Mecanismo de Revisão das Políticas Comerciais constitui um meio adicional de incentivar a transparência, tanto a nível nacional como a nível multilateral.
Promover a concorrência leal.
A OMC às vezes é descrita como uma instituição de "livre comércio", mas isso não é inteiramente exato. O sistema permite tarifas e, em circunstâncias limitadas, outras formas de proteção. Mais precisamente, é um sistema de regras dedicado à competição aberta, justa e não distorcida.
As regras em matéria de não discriminação - NMF e tratamento nacional - destinam-se a assegurar condições de comércio justas. Assim também são aqueles em dumping (exportando abaixo do custo para ganhar participação de mercado) e subsídios. As questões são complexas e as regras tentam estabelecer o que é justo ou injusto e como os governos podem responder, em particular mediante a cobrança de taxas de importação adicionais, calculadas para compensar os danos causados pelo comércio injusto.
Muitos dos outros acordos da OMC visam apoiar a concorrência leal: na agricultura, propriedade intelectual, serviços, por exemplo. O acordo sobre contratos governamentais (um acordo "plurilateral" porque é assinado por apenas alguns membros da OMC) estende as regras da concorrência às compras de milhares de entidades governamentais em muitos países. E assim por diante.
Incentivar o desenvolvimento e a reforma econômica.
O sistema da OMC contribui para o desenvolvimento. Por outro lado, os países em desenvolvimento precisam de flexibilidade no tempo que tomam para implementar os acordos do sistema. E os próprios acordos herdam as disposições anteriores do GATT que permitem assistência especial e concessões comerciais para países em desenvolvimento.
Mais de três quartos dos membros da OMC são países em desenvolvimento e países em transição para economias de mercado. Durante os sete anos e meio da Rodada do Uruguai, mais de 60 destes países implementaram programas de liberalização comercial de forma autônoma. Ao mesmo tempo, os países em desenvolvimento e as economias em transição eram muito mais ativos e influentes nas negociações da Rodada Uruguai do que em qualquer rodada anterior, e ainda mais na atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento.
No final da Ronda do Uruguai, os países em desenvolvimento estavam preparados para assumir a maior parte das obrigações exigidas aos países desenvolvidos. Mas os acordos lhes conferiram períodos de transição para se adaptar às disposições mais desconhecidas e, talvez, difíceis da OMC - particularmente para os países mais pobres, "menos desenvolvidos". Uma decisão ministerial adotada no final da rodada diz que países melhores devem acelerar a implementação de compromissos de acesso ao mercado em bens exportados pelos países menos desenvolvidos, e busca maior assistência técnica para eles. Mais recentemente, os países desenvolvidos começaram a permitir importações duty-free e sem contingentes para quase todos os produtos dos países menos desenvolvidos. Com tudo isso, a OMC e seus membros ainda estão passando por um processo de aprendizagem. A atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento inclui as preocupações dos países em desenvolvimento quanto às dificuldades que enfrentam na implementação dos acordos da Rodada Uruguai.
O sistema de negociação deve ser.
sem discriminação - um país não deve discriminar entre seus parceiros comerciais (dando-lhes igualmente o "Estado da Nação Mais Favorita" ou MFN); e não deve discriminar entre produtos próprios, produtos estrangeiros, serviços ou nacionais (dando-lhes "tratamento nacional"); mais livres - barreiras que chegam através da negociação; previsíveis - empresas estrangeiras, investidores e governos devem estar confiantes de que as barreiras comerciais (incluindo tarifas e barreiras não pautais) não devem ser levantadas arbitrariamente; as taxas tarifárias e os compromissos de abertura do mercado estão "vinculados" na OMC; mais competitivo - desencorajando as práticas "injustas", como os subsídios à exportação e os produtos de dumping, abaixo do custo, para ganhar participação no mercado; mais benéfico para os países menos desenvolvidos - dando-lhes mais tempo para ajustar, maior flexibilidade e privilégios especiais.
Isso parece uma contradição. Sugere um tratamento especial, mas na OMC, na verdade, significa não discriminação - tratando praticamente todos de forma igual.
Isto é o que acontece. Cada membro trata todos os outros membros igualmente como parceiros comerciais "mais favorecidos". Se um país melhora os benefícios que dá a um sócio comercial, ele deve dar o mesmo "melhor" tratamento a todos os outros membros da OMC para que todos permaneçam "mais favorecidos".
O estado da nação mais favorecida (MFN) nem sempre significou tratamento igual. Os primeiros tratados bilaterais de NMF criaram clubes exclusivos entre os parceiros comerciais "mais favorecidos" de um país. No âmbito do GATT e agora a OMC, o clube MFN não é mais exclusivo. O princípio NMF garante que cada país aprecie seus mais de 140 colegas por igual.
O sistema multilateral de comércio - passado, presente e futuro.
A Organização Mundial do Comércio surgiu em 1995. Uma das mais jovens das organizações internacionais, a OMC é o sucessor do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), estabelecido na sequência da Segunda Guerra Mundial.
Nos últimos 50 anos, houve um crescimento excepcional no comércio mundial. As exportações de mercadorias cresceram em média 6% ao ano. O comércio total em 2000 foi 22 vezes o nível de 1950. O GATT e a OMC ajudaram a criar um sistema comercial forte e próspero que contribuiu para um crescimento sem precedentes.
O sistema foi desenvolvido através de uma série de negociações comerciais, ou rodadas, realizadas no âmbito do GATT. As primeiras rodadas trataram principalmente de reduções tarifárias, mas as negociações posteriores incluíram outras áreas, como medidas antidumping e não tarifárias. A última rodada - a Rodada Uruguai 1986-94 - levou à criação da OMC.
As negociações não acabaram por lá. Alguns continuaram após o fim da Rodada Uruguai. Em fevereiro de 1997, foi alcançado um acordo sobre os serviços de telecomunicações, com 69 governos concordando com medidas de liberalização abrangentes que ultrapassaram as acordadas na Rodada Uruguai.
No mesmo ano, 40 governos concluíram com êxito as negociações para o comércio livre de tarifas de produtos de tecnologia da informação e 70 membros concluíram um acordo de serviços financeiros cobrindo mais de 95% do comércio de informações bancárias, de seguros, de valores mobiliários e financeiras.
Em 2000, iniciaram-se novas palestras sobre agricultura e serviços. Estes foram agora incorporados a uma agenda mais ampla lançada na quarta Conferência Ministerial da OMC em Doha, Catar, em novembro de 2001.
O programa de trabalho, a Agenda de Doha para o Desenvolvimento (DDA), agrega negociações e outros trabalhos sobre tarifas não agrícolas, comércio e meio ambiente, regras da OMC como anti-dumping e subsídios, investimento, política de concorrência, facilitação do comércio, transparência nos contratos públicos, propriedade intelectual e uma série de questões levantadas pelos países em desenvolvimento como dificuldades que enfrentam na implementação dos presentes acordos da OMC.
O prazo para as negociações é 1 de janeiro de 2005.
Acordos comerciais multilaterais: prós, contras e exemplos.
5 Prós e 4 Contras para os maiores acordos comerciais do mundo.
Definição: os acordos comerciais multilaterais são tratados de comércio entre três ou mais nações. Os acordos reduzem as tarifas e facilitam a importação e a exportação das empresas. Como eles estão entre muitos países, eles são difíceis de negociar.
Esse mesmo amplo alcance os torna mais robustos do que outros tipos de acordos comerciais, uma vez que todas as partes assinam. Os acordos bilaterais são mais fáceis de negociar, mas estes são apenas entre dois países.
Eles não têm um impacto tão grande no crescimento econômico quanto um acordo multilateral.
Cinco vantagens.
Os acordos multilaterais tornam todos os signatários tratados uns com os outros. Isso significa que nenhum país pode oferecer melhores negócios comerciais a um país do que a outro. Isso nivela o campo de jogo. É especialmente crítico para países de mercados emergentes. Muitos deles são de tamanho menor, tornando-os menos competitivos. Veja mais sobre os benefícios do status da nação mais favorecida.
O segundo benefício é que aumenta o comércio para cada participante. Suas empresas desfrutam de tarifas baixas. Isso torna suas exportações mais baratas.
O terceiro benefício é padronizar os regulamentos de comércio para todos os parceiros comerciais. As empresas economizam custos legais, pois seguem as mesmas regras para cada país.
O quarto benefício é que os países podem negociar acordos comerciais com mais de um país de cada vez. Os acordos comerciais passam por um processo detalhado de aprovação.
A maioria dos países preferiria obter um acordo ratificado cobrindo muitos países ao mesmo tempo.
O quinto benefício aplica-se aos mercados emergentes. Os acordos comerciais bilaterais tendem a favorecer o país com a melhor economia. Isso coloca a nação mais fraca em desvantagem. Mas tornar os mercados emergentes mais fortes ajuda a economia desenvolvida ao longo do tempo.
À medida que esses mercados emergentes se desenvolvem, a população da classe média aumenta. Isso cria novos clientes afluentes para todos.
Quatro desvantagens.
A maior desvantagem dos acordos multilaterais é que eles são complexos. Isso torna difícil e demorado negociar. Às vezes, a duração da negociação significa que ele não terá lugar.
Em segundo lugar, os detalhes das negociações são particulares das práticas comerciais e comerciais. Isso significa que o público muitas vezes os mal interpreta. Como resultado, eles recebem muita imprensa, controvérsias e protestos.
A terceira desvantagem é comum a qualquer acordo comercial. Algumas empresas e regiões do país sofrem quando as fronteiras comerciais desaparecem. Pequenas empresas não podem competir com multi-nacionais gigantes. Eles costumam despedir trabalhadores para cortar custos. Outros movem suas fábricas para países com um nível de vida mais baixo. Se uma região dependesse dessa indústria, ela experimentaria altas taxas de desemprego. Isso torna os acordos multilaterais impopulares.
Alguns acordos comerciais regionais são multilaterais. O maior é o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, que foi ratificado em 1º de janeiro de 1994. O NAFTA está entre os Estados Unidos, Canadá e México.
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O Acordo de Livre Comércio entre a América Central e a República Dominicana foi assinado em 5 de agosto de 2004. O CAFTA eliminou as tarifas de mais de 80% das exportações dos EUA para seis países. Estes incluem Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador. Em 2018, aumentou o comércio em 71 por cento ou US $ 60 bilhões.
A Parceria Transpaciana teria sido maior do que o NAFTA. Negociações concluídas em 4 de outubro de 2018. Depois de se tornar presidente, Donald Trump se retirou do acordo. Ele prometeu substituí-lo por acordos bilaterais. O TPP foi entre os Estados Unidos e outros 11 países que fazem fronteira com o Oceano Pacífico. Teria removido tarifas e práticas comerciais padronizadas.
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Todos os acordos comerciais globais são multilaterais. O mais bem sucedido é o Acordo Geral de Comércio e Tarifas. Cem e cinquenta e três países assinaram o GATT em 1947. Seu objetivo era reduzir as tarifas e outras barreiras comerciais.
Em setembro de 1986, a Rodada Uruguai começou em Punta del Este, no Uruguai. Centrou-se na extensão dos acordos comerciais para várias áreas novas. Estes incluem serviços e propriedade intelectual. Também melhorou o comércio na agricultura e nos têxteis. Em 15 de abril de 1994, os 123 governos participantes assinaram o acordo em Marraquexe, Marrocos. Isso criou a Organização Mundial do Comércio. Assumiu o gerenciamento de futuras negociações multilaterais globais.
O primeiro projeto da OMC foi a Rodada Doha de acordos comerciais em 2001. Esse foi um acordo comercial multilateral entre os 149 membros da OMC. Os países em desenvolvimento permitiriam importações de serviços financeiros, em particular bancários. Ao fazê-lo, eles teriam que modernizar seus mercados. Em contrapartida, os países desenvolvidos reduziriam os subsídios agrícolas. Isso aumentaria o crescimento dos países em desenvolvimento que eram bons na produção de alimentos. Mas lobbies de fazenda nos Estados Unidos e na União Européia o pararam. Eles se recusaram a concordar em baixar os subsídios ou aumentar a concorrência estrangeira. A OMC abandonou a rodada de Doha em junho de 2006.
Em 7 de dezembro de 2018, os representantes da OMC concordaram com o chamado pacote de Bali. Todos os países concordaram em simplificar os padrões aduaneiros e reduzir a burocracia para agilizar os fluxos comerciais. A segurança alimentar é um problema. A Índia quer subsidiar alimentos para que possa estocá-lo para distribuir em caso de fome. Outros países se preocupam que a Índia pode despejar a comida barata no mercado global para ganhar participação no mercado.
Facilidade Multilateral de Negociação - MTF.
O que é uma "Facilidade Multilateral de Negociação - MTF"
Uma facilidade multilateral de negociação (MTF) é um termo europeu para um sistema de negociação que facilita o intercâmbio de instrumentos financeiros entre várias partes. As facilidades de negociação multilaterais permitem que os participantes do contrato elegíveis coletem e transferem uma variedade de títulos, especialmente instrumentos que podem não ter um mercado oficial. Essas instalações são muitas vezes sistemas eletrônicos controlados por operadores de mercado aprovados ou bancos de investimento maiores. Os comerciantes geralmente enviarão pedidos eletronicamente, onde um mecanismo de software correspondente é usado para emparelhar compradores com vendedores.
BREAKING 'Facilidade de Negociação Multilateral - MTF'
As facilidades multilaterais de negociação (MTFs) oferecem aos investidores de varejo e às empresas de investimento um local alternativo para negociação em trocas formais. Antes da sua introdução, os investidores tinham que confiar em bolsas de valores nacionais, como a Euronext ou a London Stock Exchange (LSE). Velocidades de transação mais rápidas, custos mais baixos e incentivos comerciais ajudaram os MTFs a se tornar cada vez mais populares na Europa, embora o NASDAQ OMX Europe tenha encerrado em 2018, já que os MTF enfrentam uma intensa competição entre si e estabeleceram trocas.
Os MTFs têm menos restrições em torno da admissão de instrumentos financeiros para negociação, permitindo que os participantes troquem ativos mais exóticos. Por exemplo, a LMAX Exchange oferece troca de moeda local e comércio de metais preciosos. A introdução de MTFs levou a uma maior fragmentação nos mercados financeiros, uma vez que uma única segurança pode agora ser listada em vários locais. Os corretores responderam oferecendo roteamento de pedidos inteligentes e outras estratégias para garantir o melhor preço entre esses vários locais.
Alguns bancos de investimento - que já estavam executando sistemas de cruzamento internos - também converteram seus sistemas internos em MTFs. Para troca, a UBS estabeleceu seu próprio MTF que funciona em conjunto com seus sistemas de cruzamento internos, enquanto outros bancos internacionais de investimento, como a Goldman Sachs, planejam lançar seus próprios MTFs. Esses bancos de investimento têm maiores economias de escala para competir com as bolsas de valores tradicionais e podem obter sinergias com as operações de negociação existentes.
Nos Estados Unidos, o equivalente a MTFs é conhecido como Alternative Trading Systems (ATSs). Esses ATSs são regulados como corretores em vez de trocas na maioria dos casos, mas ainda devem ser aprovados pela Securities and Exchange Commission e cumprir certas restrições. Nos últimos anos, a SEC intensificou suas atividades de fiscalização em torno de ATS em um movimento que poderia derramar em MTFs na Europa. Isto é especialmente verdadeiro para pools escuros e outros ATS que são relativamente obscuros e difíceis de trocar e valorizar. Os ATS mais conhecidos nos Estados Unidos são redes de comunicação eletrônica - ou ECNs - que facilitam as encomendas.
Definição de um Acordo Comercial Multilateral.
Um acordo comercial multilateral envolve três ou mais países que desejam regular o comércio entre as nações sem discriminação. Geralmente, eles pretendem diminuir as barreiras comerciais entre os países participantes e, como conseqüência, aumentar o grau de integração econômica entre os participantes. Os acordos comerciais multilaterais são considerados a maneira mais eficaz de liberalizar o comércio em uma economia global interdependente.
Embora o comércio multilateral existisse anteriormente, foi somente após a Segunda Guerra Mundial que as nações reconheceram a necessidade de um conjunto de regras com o objetivo de garantir o acesso ao mercado para economias de recuperação pós-guerra. O primeiro desses conjuntos de regras ocorreu em 1947 sob a forma do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT). O GATT foi substituído em 1995 pela Organização Mundial do Comércio, que possui mais de 150 membros. Os acordos OMC abrangem bens, serviços e propriedade intelectual.
Acordos Comerciais Regionais.
Recentemente, houve um aumento nos acordos comerciais regionais envolvendo um número relativamente pequeno de países. Contrariamente ao que o nome sugere, esses acordos podem ser concluídos entre países em diferentes regiões geográficas. Exemplos de acordos comerciais regionais incluem o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), que reduziu substancialmente as barreiras comerciais para commodities agrícolas, bens manufaturados e serviços na América do Norte.
Multilateral vs. Bilateral.
Os acordos comerciais são bilaterais, envolvendo dois países, ou multilaterais. Enquanto alguns acreditam que os acordos bilaterais de livre comércio são um primeiro passo para o livre comércio multilateral, outros salientam que os acordos comerciais bilaterais são discriminatórios e levam à fragmentação do sistema de comércio mundial e ao declínio do comércio livre multilateral.
Vantagens.
Muitos economistas liberais argumentam que o livre comércio entre as nações leva a resultados vantajosos para todos. O economista David Ricardo afirma que o bem-estar é maximizado quando cada país se especializa na produção de bens que melhor usam a terra, o trabalho e o capital da nação, e comercializa seu excedente para bens produzidos por outros países.
Desvantagens.
O comércio internacional ocorre em um mundo de estados-nação, sem uma autoridade global que possa ditar e fazer cumprir as regras. Além disso, os acordos comerciais nunca deixam todos felizes. Os acordos que aumentam o acesso aos mercados de cada país membro são suportados por setores que exportam seus produtos, mas são opostos por setores que enfrentam a concorrência das importações.
Referências.
"Economia política global", John Ravenhill, 2008, "Economia política internacional", Goddard, Cronin, Dash, 2003.
Sobre o autor.
Alex Kocic é jornalista desde 1985, começando em uma estação de rádio local em Pancevo, Sérvia, antes de se mudar para o BBC World Service em Londres. Ele é freelancer para a BBC Radio 4 e 5Live, e vários meios de comunicação sérvios, incluindo B92, & # 34; Vreme, & # 34; & # 34; E-Magazin & # 34; e & # 34; Travel Magazine. & # 34; Kocic possui um mestrado em relações internacionais da Universidade de Staffordshire.
Créditos fotográficos.
Comércio de bazar de várias imagens de feijão de Maria Brzostowska da Fotolia.
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